Grandes protestos contra as marchas neonazistas em Berlim: um sinal forte!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 29 de novembro de 2025, um grupo neonazista planeja uma marcha em Mitte; Protestos generalizados sob o lema “Nenhum centro para os nazistas!” estão disponíveis em dispositivos móveis.

Am 29. November 2025 plant eine neonazistische Gruppe einen Aufmarsch in Mitte; breite Proteste unter dem Motto „Den Nazis keine Mitte!” stehen mobil bereit.
Em 29 de novembro de 2025, um grupo neonazista planeja uma marcha em Mitte; Protestos generalizados sob o lema “Nenhum centro para os nazistas!” estão disponíveis em dispositivos móveis.

Grandes protestos contra as marchas neonazistas em Berlim: um sinal forte!

Em 29 de Novembro de 2025, o pequeno partido neonazi “Die Heimat”, antigo NPD, planeia uma marcha em Berlim. Este evento é realizado em conjunto com o grupo “Deutsche Jugend Voran” (DJV), que tem sido repetidamente ligado a atos de violência. A marcha, que está inscrita para 100 pessoas, começa às 13h. no Lustgarten e leva à estação Friedrichstrasse S-Bahn. Com a sua manifestação, os actores neonazis querem mobilizar-se contra “fraudadores e estrangeiros criminosos” e contra a “infiltração estrangeira”. Um vídeo perturbador de um dirigente do partido também mostra insultos anti-ciganos.

Os protagonistas da marcha estão a tentar divulgar as suas opiniões através das redes sociais, resultando numa mobilização significativa entre grupos de jovens extremistas de direita. Dado o passado violento do meio extremista de direita, são esperados confrontos agressivos. O Conselho Móvel Contra o Extremismo de Direita Berlim (MBR) já publicou uma avaliação da mobilização do DJV e “Die Heimat” e alerta para a possível consolidação de estruturas extremistas de direita através da sua colaboração.

Contraprotestos e resistência

A reacção nacional à marcha planeada foi decisiva. Os protestos dos berlinenses foram anunciados sob o lema “Nenhum centro para os nazistas!” Vários comícios são organizados:

  • Ab 12:30 Uhr am Lustgarten (Kundgebung von Omas gegen Rechts).
  • Ab 13 Uhr am Zeughaus (DHM, Unter den Linden 2).
  • Ab 14 Uhr am U-Bhf. Unter den Linden.

A rota da marcha extremista de direita passa pela Catedral de Berlim, Schloßplatz, Unter den Linden, Niederlagstrasse, Werderscher Markt, Franze Strasse e termina na estação Friedrichstrasse S-Bahn (Friedrichstrasse 141A-142).

Num contexto mais amplo, pode notar-se que o número potencial de extremistas de direita violentos na Alemanha é estimado em cerca de 15 300 pessoas e tem aumentado continuamente. Em 2024, foram registados 37.835 crimes de extremismo de direita, o que representa um aumento alarmante de 47,4% face ao ano anterior. O número de atos violentos de extremistas de direita aumentou 11,6%, sublinhando a crescente agressividade dentro destes grupos. Em particular, registou-se um aumento de 4,8% nos crimes de agressão com antecedentes xenófobos.

Outra tendência preocupante é a utilização de questões sociais por extremistas de direita. Estes grupos tentam cada vez mais propagar posições anti-migrantes e anti-semitas, utilizando os conflitos actuais, como o conflito no Médio Oriente, para espalhar as suas mensagens. Em 2024, ocorreram também 360 manifestações de extremistas de direita na Alemanha, sendo cada vez mais discutidos o asilo, a migração e o sentimento anti-queer.

Os protestos planeados contra a marcha neonazi em Berlim não só ilustram a resistência às ideologias extremistas de direita, mas também a crescente consciência do problema do extremismo de direita na sociedade existente. Berlim contra os nazistas relata que a mobilização já começou e a resistência na capital está mais uma vez demonstrada.

Mais informações sobre os desenvolvimentos atuais na área do extremismo de direita podem ser encontradas no site Proteção da Constituição ser lido.