Memória eterna: a vida movimentada de Erich e Zenzl tediosa

Memória eterna: a vida movimentada de Erich e Zenzl tediosa

"O caminho de Erich Mühsam e seu companheiro Zenzl"

Um aniversário especial é o foco este ano, que reúne a vida de duas personalidades destacadas: 90 anos atrás, em 10 de julho, o conhecido publicitário, anarquista e antifascista Erich Mühsam (1878-1934) foi brutalmente assassinado no campo de concentração de Oranienburg, perto de Berlim. Esse evento trágico foi a razão de uma conferência no início de julho para lembrar sua vida e trabalho. Da mesma forma, em 28 de julho, 140 anos atrás, o nascimento de Kreszentia é difícil (1884-1962), chamado Zenzl, seu companheiro e apoiador leal, na pequena cidade baixa da Baviera de Haslach.

Erich Mühsam, embora nascido em Berlim, passou sua juventude em Lübeck. Após suas viagens a Paris e Gênova, ele se estabeleceu em Munique em 1908, onde conheceu Zenzl Elfinger. O casamento em 1915 marcou um ponto de virada especial em sua vida. Juntos, eles estavam ativamente envolvidos na Revolução de novembro em 1918 e mal sobreviveram a essa revolta. 15 anos de prisão eram difíceis, enquanto Zenzl lutou incansavelmente por sua libertação.

O horário movimentado e perigoso em Berlim começou para o casal no final de 1924, após a demissão de Erich da custódia. Ele agora fez campanha por prisioneiros políticos e fez campanha pela formação de uma frente forte contra o socialismo nacional emergente. Apesar de seus avisos sobre a ameaça emergente do fascismo, sua situação se tornou cada vez mais precária. Finalmente, Erich foi preso em fevereiro de 1933 e seu martírio começou.

Zenzl, que fugiu para Praga após o enterro de Erich, estava determinado a descobrir os Nazirael e a disseminação das obras de Erich. Apesar da perseguição e expatriação, ela continuou lutando. Ela finalmente fez sua viagem a Moscou, onde ficou decepcionada e enganada pelas promessas. Depois de anos de detenção e tortur, ela finalmente retornou à Alemanha, onde se levantou até sua morte pela memória de Erich e pela luta contra o fascismo.

Esta história comovente de Erich Mühsam e Zenzl mostra como as pessoas corajosas lutaram contra todas as adversidades por suas crenças e deixaram um legado que ainda é importante hoje. Seu uso contra opressão e injustiça continuará inspirando e incentivá -los no futuro.

Mais informações sobre a conferência, exposição e outros eventos podem ser encontrados em: www.kulturverein-ede.de/muehsam

Aproveite a oportunidade para participar dos eventos de Erich em Erich em 10 de julho em Nuremberg e em 13 de julho em Munique e lidar com seu legado.

Este artigo foi publicado originalmente no Rabe Ralf junho/julho de 2024, página 19. Agradecemos pela aprovação amigável pela publicação.

- nag

Kommentare (0)