Alarmes de drones em BER: Operações de voo interrompidas por duas horas!
Em 1º de novembro de 2025, as operações de voo no Aeroporto BER foram interrompidas por duas horas devido ao avistamento de um drone.

Alarmes de drones em BER: Operações de voo interrompidas por duas horas!
Na noite de sexta-feira, 1º de novembro de 2025, as operações de voo no aeroporto BER de Berlim tiveram que ser suspensas por cerca de duas horas devido ao avistamento de um drone. A interrupção ocorreu entre 20h. e pouco antes das 22h, causando perturbações significativas para os viajantes.
Vários voos foram desviados em um curto período de tempo. Quatro aviões tiveram que voar para Dresden, quatro para Leipzig e três para Hamburgo. Os voos afetados vieram das cidades de Estocolmo, Antalya e Helsínquia, entre outras. Após denúncia de uma testemunha, a polícia usou um helicóptero para investigar o drone, mas ele não foi mais encontrado.
Resposta das autoridades e aumento de incidentes
A senadora do Interior de Berlim, Clara Spranger, pediu uma melhor defesa dos drones em resposta ao incidente. Os avistamentos de drones perto de aeroportos estão aumentando na Alemanha. Este ano, já foram registados cinco incidentes no BER, enquanto em 2022 houve 20 incidentes e mais de 15 foram contabilizados em 2023. Os drones são proibidos num raio de 1,5 quilómetros dos aeroportos porque representam uma ameaça ao tráfego aéreo. As violações desta proibição podem ser punidas como interferência perigosa no tráfego aéreo.
A operação policial durou por volta das 20h. às 20h40, quando a pista norte do BER foi inicialmente fechada. Devido ao caos iminente no trânsito, os atrasos tiveram de ser planeados até pouco antes da meia-noite e, em vários casos, eram esperados possíveis cancelamentos de voos.
Autorizações especiais também foram emitidas para a noite até sábado. A proibição de voos noturnos já não se aplicava sem restrições, uma vez que as descolagens eram permitidas até à 1h e as aterragens até às 4h para fazer face ao atraso no aeroporto.