Governo federal sob pressão: Renasse a proteção e gerenciamento do lobo!

Governo federal sob pressão: Renasse a proteção e gerenciamento do lobo!

Em 7 de julho de 2025, os estados federais de Berlim, Baviera, Hesse e Saxônia escreveram uma carta conjunta ao governo federal sobre o assunto de Wolf. Os estados federais exigem que o governo federal relate um estado favorável de preservação do lobo na Alemanha à UE como parte dos relatórios da FFH. O senador de Berlim, Ute Bonde, enfatiza o papel positivo do lobo para ecossistemas ricos e funcionais de espécies e está comprometido com o gerenciamento de inventário responsável.

O ministro do Meio Ambiente do Bayern, Thorsten Glauber, explica que a determinação do estado favorável de preservação do lobo é tanto profissional quanto necessário. Isso permite o gerenciamento regional de inventário. Nesse contexto, ele também pede a caça legalmente segura do lobo em nível estadual e federal para apoiar os titulares de pastagens.

demandas dos países

O ministro de Hesse, Ingmar Jung, pede o reconhecimento político do estado favorável de preservação do lobo e exige a implementação da gestão do inventário ancorada no acordo de coalizão. O ministro do Meio Ambiente da Saxônia, Georg-Ludwig von Breitenbuch, também pede respostas rápidas de Berlim à Lei de Caça e Gerenciamento de Inventário. A maioria dos países considera o estado favorável de preservação do lobo na maior parte da Alemanha, especialmente com mais de 100 pacotes e casais reprodutivos.

Nos últimos 20 anos, a população de lobos aumentou continuamente na Alemanha. Em vista desses desenvolvimentos, os estados federais exigem uma revisão dos padrões de avaliação desatualizados para avaliar o estado de preservação do lobo. O estado de conservação favorável é necessário para permitir o gerenciamento eficaz do inventário e diminuir o status de proteção do lobo. Em 7 de março, esse status de proteção foi reduzido como parte da Convenção de Berna e legalmente determinado pela Comissão da UE em uma mudança na diretiva FFH, que agora deve ser transferida para a lei nacional pelo governo federal.

Situação política atual

Por ocasião do "Dia do Lobo" em 30 de abril, a Associação Alemã de Agricultores, a Associação de Caça Alemã e o Conselho Distrital Alemão estão pedindo o governo federal para uma vez na política de lobos. Eles apelam aos gerentes políticos para usar o escopo existente para regular o lobo. O Secretário Geral da Associação Alemã dos Agricultores, Bernhard Krüsken, pede que a diretiva FFH mude a proposta da Comissão da UE e a implementação nacional. Ele enfatiza que o lobo não é mais considerado ameaçado, mas é um grande problema e um programa imediato é obrigado a mudar os direitos de conservação e caça da natureza.

Helmut Dammann-Tamke, presidente da Associação Alemã de Caça, enfatiza que a admissão do lobo na lei de caça está vencida para permitir uma gestão de inventário adaptada regionalmente. Juntamente com outros representantes da associação, ele pede uma remoção legalmente protegida e rápida de lobos nocivos e o consentimento para rebaixar o status de proteção no nível da UE. Além disso, o Dr. Kay Ruge, vice -gerente geral do Landkreitag alemão, uma olhada na situação do lobo e em soluções concretas para áreas rurais.

Além dessas demandas, os dados mostram que as rachaduras de gado devido a ataques de lobos de menos de 200 animais em 2012 para quase 4.000 em 2020 foram quase reduzidos. Isso ilustra a necessidade de ação e a urgência de uma gestão ativa de lobos, conforme a Associação Alemã de Caça exige. É essencial um consenso entre proteção de lobos, segurança humana e preservação da biodiversidade. Os sinais positivos para a revisão do status de proteção vêm do Parlamento da UE e da Comissão da UE e da Conferência da Agricultura.

A resistência à rigorosa política de lobos do ministro do Meio Ambiente Federal, Steffi Lemke, está mexendo em vários estados federais. Atualmente, isso está bloqueando o "Gerenciamento de inventário diferenciado regionalmente" acordado no contrato de coalizão. Na Conferência dos Ministros Agrícolas, na primavera de 2023, foi necessária uma reavaliação da estratégia da UE para o lobo e uma revisão de seu status de proteção. As demandas centrais do DJV para lidar com o lobo incluem um gerenciamento de inventário ativo e diferenciado regionalmente, a inclusão no catálogo das espécies de caça da Lei Federal de Caça, bem como disposições claramente regulamentadas para lidar com ferimentos graves nos lobos.

Resumido, é mostrado que há uma necessidade urgente de ação na Alemanha para garantir o uso responsável da crescente população de lobos e levar em consideração as preocupações dos titulares de pastagens e da população rural. A discussão sobre o lobo continua sendo um tópico atual e complexo.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)