Ataque brutal contra funcionários do escritório de ordem pública na estação Pankow S-Bahn!
Em 26 de agosto de 2025, ocorreu um incidente violento contra policiais durante uma verificação na estação Pankow S-Bahn.

Ataque brutal contra funcionários do escritório de ordem pública na estação Pankow S-Bahn!
Em 26 de agosto de 2025, ocorreu um incidente brutal na estação Pankow S-Bahn em que funcionários do escritório de ordem pública foram vítimas de um ataque. O incidente ocorreu por volta das 13h15. na parada de substituição ferroviária no cruzamento da Berliner Strasse e Hadlichstrasse. O motivo da fiscalização dos funcionários foi o acordo de metas sobre “limpeza e ordem nos espaços públicos”, que tornou necessário abordar um homem que jogou fora uma bituca de cigarro. No entanto, o homem parecia agressivo, recusou-se a fornecer a sua identidade e tentou fugir à identificação tentando entrar num autocarro. Nesse momento a polícia foi chamada para prestar socorro.
A situação agravou-se quando o homem atacou os trabalhadores do serviço. Ele deu um soco em um funcionário e mordeu sua bochecha, fazendo com que o policial sofresse um corte que exigiu tratamento hospitalar ambulatorial. Após o ataque, o homem fugiu para Hadlichstrasse, mas foi capturado pela polícia. Durante a prisão, foi descoberto que ele poderia estar infectado com uma doença transmissível e uma amostra de sangue foi solicitada. Manuela Anders-Granitzki, conselheira distrital para a ordem e espaço público, também esteve presente e foi insultada de forma misógina. Ela expressou consternação com a brutalidade do ataque e sublinhou a inaceitabilidade da violência contra funcionários públicos. Ela também destacou os repetidos incidentes de agressividade e violência contra funcionários públicos e anunciou que o equipamento e a formação dos funcionários deveriam ser verificados para garantir a sua segurança.
Relatórios Berlin.de.
Aumento da violência contra servidores públicos
O ataque aos funcionários dos órgãos de ordem pública não é um caso isolado, mas faz parte de uma tendência alarmante. Alto JUP Berlim O número de ataques e lesões a funcionários do setor público aumenta constantemente. Funcionários de diversas áreas, como policiais, professores, funcionários de hospitais e também funcionários de serviços de segurança, são cada vez mais confrontados com a violência. As estatísticas mostram que foram registados cerca de 74.000 ataques a agentes policiais em 2017. Além disso, o número de ataques a funcionários da Deutsche Bahn aumentou de 900 em 2012 para 2.550 em 2017. As razões para isto são diversas e o respeito pelas instituições estatais está a diminuir.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define violência no local de trabalho como ações que insultam, ameaçam ou prejudicam pessoas. Os funcionários do sector público que garantem a segurança, a ordem e salvam vidas são frequentemente alvo de violência, sendo frequentemente projectados males sociais sobre eles. Muitos funcionários não desenvolveram uma rotina para lidar com situações estressantes.É, portanto, necessário criar consciência sobre os riscos.
Consequências psicológicas e físicas
Um aspecto preocupante é a pressão psicológica a que os colaboradores estão expostos. Alto Diário do Governo 25% dos trabalhadores do setor público sofreram violência no local de trabalho e 12% relataram múltiplos incidentes no período de um ano. O que é particularmente digno de nota é que apenas três em cada dez ataques são relatados. A avaliação mostra que as pessoas afetadas sofrem frequentemente de problemas psicológicos de longa duração. Um terço dos funcionários de áreas como bombeiros, serviços de resgate e escritórios de ordem pública sofreram violência no período de um ano. A procura de uma melhor proteção dos trabalhadores contra a violência está a crescer e inclui a necessidade de investir em medidas preventivas e na recolha de dados precisos sobre experiências de violência no local de trabalho.