Processo de apelação: campistas insultam o virologista Drosten - reviravoltas emocionantes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O processo de recurso contra um casal de campistas por insultar Christian Drosten começa em outubro de 2025 em Neubrandenburg.

Berufungsprozess gegen ein Camper-Paar wegen Beleidigung von Christian Drosten beginnt im Oktober 2025 in Neubrandenburg.
O processo de recurso contra um casal de campistas por insultar Christian Drosten começa em outubro de 2025 em Neubrandenburg.

Processo de apelação: campistas insultam o virologista Drosten - reviravoltas emocionantes!

Em 12 de agosto de 2025, foi anunciado que o processo de apelação contra um casal de campistas de Berlim por insultar o respeitado virologista Christian Drosten começaria em 1º de outubro no tribunal regional de Neubrandenburg. Uma segunda data de julgamento já foi marcada para 6 de outubro. O tribunal distrital de Waren condenou o casal ao pagamento de multas em abril de 2024 e suspendeu a pena. Isso significa que a culpa será apurada, mas as multas não serão inicialmente aplicadas imediatamente.

Os arguidos, um homem de 51 anos e uma mulher de 52, foram considerados culpados em primeira instância não só de injúria, mas também de calúnia e coação. O incidente ocorreu em junho de 2022 em um acampamento em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, onde Drosten estava a caminho de uma viagem em família. Segundo relatos, os campistas insultaram Drosten em voz alta como um “assassino em massa” e “criminoso”, enquanto tiravam fotos dele sem o seu consentimento e as compartilhavam em um grupo público de bate-papo do Telegram.

Reação de Christian Drosten

Christian Drosten, que atuou como assessor do governo federal durante a pandemia de COVID-19, sentiu-se ameaçado pelos ataques e chamou a polícia. Devido às denúncias violentas e à natureza dos insultos, foi iniciado um processo. A decisão inicial do tribunal distrital previa multas de 375 euros para o homem e de 1.200 euros para a mulher, que são agora contestadas.

O recurso da acusação e do casal defensor mostra que ambas as partes discordam do veredicto, o que levará a um maior escrutínio da avaliação jurídica. Nestes casos, o quadro jurídico relativo à publicidade de um insulto é muitas vezes examinado de forma crítica, por exemplo no que diz respeito à forma como é percebido por um grupo maior de pessoas, como fica claro em vários acórdãos sobre o assunto. strafrechtsiegen.de oferece uma visão abrangente de tais aspectos jurídicos.

Os próximos julgamentos em Neubrandenburg prometem ser de grande interesse não só para os arguidos, mas também para o público, uma vez que poderão potencialmente estabelecer novos padrões para casos públicos de calúnia e difamação. A percepção do insulto público no contexto das redes sociais continua a ser uma questão controversa que se torna cada vez mais relevante hoje. Mais atualizações sobre este caso são esperadas à medida que as batalhas legais continuam.

Os cidadãos e advogados interessados ​​acompanharão com interesse o desenrolar do processo de recurso, uma vez que este poderá ter implicações fundamentais em futuros casos semelhantes. [ndr.de].

As próximas negociações também poderão mostrar como sites como o grupo de chat Telegram, que desempenhou um papel neste caso, influenciam a responsabilidade dos utilizadores para com as pessoas retratadas e quais as consequências que podem resultar disso.